fbpx

Ano após ano milhares de mulheres em todo Brasil são diagnosticadas com câncer de colo de útero, que pode ser prevenido com vacinação contra vírus HPV. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais frequente entre a população feminina. Só em 2020, quase 17 mil mulheres¹ foram diagnosticadas no país. Já o câncer de corpo uterino, é o oitavo tipo mais frequente da doença no Brasil.
No entanto, para se prevenir, é preciso saber mais sobre os diferentes tipos de tumores que podem atingir o útero: os de colo de útero (câncer cervical) e os de corpo de útero (câncer endométrio).

O câncer de colo de útero, relacionado ao papilomavírus humano (HPV), que é um vírus transmitido sexualmente, e pode ser diagnosticado por meio do exame preventivo com o ginecologista. Mas quando falamos em termos de tumores malignos que atingem o corpo de útero, o câncer de endométrio é o mais comum, causado pelo excesso de estrogênio, hormônio feminino, e com fatores de risco como a obesidade.

Segundo informações do Ministério da Saúde, aproximadamente 75% das brasileiras sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida, sendo que o ápice da transmissão do vírus se dá na faixa dos 25 anos. Após o contágio, pelo menos 5% delas irá desenvolver câncer de colo do útero em um prazo de dois a dez anos.

Em relação ao câncer de corpo uterino, estima-se 6.540 casos novos em mulheres¹ em todo Brasil. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer do corpo do útero ocupa a oitava posição mais frequente no país.

Na Região Sudeste, esse tipo de câncer ocupa a sexta posição entre os mais incidentes, ocorrendo mais comumente em mulheres acima de 60 anos, mas entre 2 a 5% deles podem ocorrer em mulheres com menos de 40 anos.

Saiba mais sobre sintomas e prevenção:

Câncer de colo de útero

A vacinação contra o HPV é a prevenção primária!

Ela está disponível contra diferentes subtipos do vírus. Estima-se que a vacina proteja por aproximadamente nove anos, porém há estudos que indicam alta concentração de anticorpos por, no mínimo, 20 anos.

Quando diagnosticado precocemente, é possível que haja uma redução de até 80% de mortalidade por este câncer. Considerando que o tumor de colo do útero é uma doença com sintomas silenciosos, muitas vezes as mulheres perdem a chance de descobrir a condição ainda na fase inicial. É aconselhado às mulheres realizarem os exames como o Papanicolau periodicamente, para que aumentem as chances do diagnosticada precoce.

Os sinais aparecem por meio de sangramento vaginal, seguido de corrimento e dor na pelve.

Quando a doença já se encontra em um estágio mais avançado, a mulher pode apresentar um quadro de anemia devido à perda de sangue, além de dores nas pernas, nas costas, problemas urinários ou intestinais e até perda de peso sem intenção. Tais sangramentos podem ocorrer durante a relação sexual, fora do período menstrual e em mulheres que já estão no período da menopausa.

Ao ser detectado, os procedimentos para o tratamento do câncer são cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia.
Câncer de corpo de útero.

O principal fator de risco de desenvolvimento desse tipo de doença é o excesso de hormônio estrogênio, associado à obesidade, já que os tecidos gordurosos são responsáveis pela conversão de androstenediona e andrógenos em hormônio feminino estradiol, que ocorre em pacientes com síndrome do ovário policístico, por exemplo. Também está relacionado ao uso de terapias de reposição hormonal baseadas em estrógeno, como terapia e reposição hormonal na menopausa, além de fatores genéticos.

Com sintomas precoces de sangramento vaginal, esses tumores apresentam diagnóstico em estágios iniciais, contribuindo para alta chance de cura. Em mulheres mais idosas, o sintoma mais comum associado a essa doença é sangramento vaginal anormal. Nessas mulheres, que deve ter uma adequada investigação ginecológica.

A Clínica Dr. Sim tem excelentes ginecologistas para te ajudar na prevenção e diagnóstico. Caso precise, agende uma consulta conosco!

Continue nos acompanhando aqui no blog!

Contatos

Entre em contato, temos sempre um profissional capacitado para tirar as suas dúvidas.

Rua Dias da Cruz, 250 - Sobreloja - Méier
Em frente ao Shopping do Méier

(21) 3559-0744

contato@clinicadrsim.com.br