fbpx

Verão chegando, e a prevenção da pele requer mais atenção que o habitual.

Provavelmente você já ouviu falar sobre os raios UVB e UVA, certo? Eles compõem a radiação solar e podem chegar a níveis extremos em épocas de muito calor, como no verão, por exemplo.

Apesar de ambos serem raios solares, ambos não apresentam as mesmas características, e nem as mesmas reações.

Então vamos as diferenças: os raios UVB apresentam alto grau de intensidade e atingem a epiderme, a camada mais superficial da pele. Eles são responsáveis por deixar um aspecto de vermelhidão após a exposição solar, sendo considerados os mais perigosos para a saúde. Apesar de aumentarem o risco de câncer de pele, os raios UVB também são essenciais para absorção de vitamina D pelo organismo.

Ou seja, “perigoso para saúde” e “fundamental para absorção de vitamina D”. Então como é possível se proteger dos raios UVB e ao mesmo tempo garantir uma boa absorção de vitamina D?

Segundo dermatologistas, é muito importante que você programe seu banho de sol antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde. Isso porque nesses períodos, os raios UVB são menos intensos e garantem uma adequada absorção de vitamina D pelas partes expostas do corpo. Apenas durante este período o uso de protetor solar não é necessário. Recomenda-se de 3 a 4 vezes por semana durante 15 a 20 minutos. Passando esses 15 a 20 minutos, aí sim, aplica o filtro solar.

Entretanto, caso você se exponha ao sol durante às 10h e 16h, é necessário tomar todas as medidas para evitar os raios UVB e, assim, um possível câncer de pele. Utilize o protetor solar a cada 3 horas no rosto e no corpo. Também recomendamos que você use óculos de sol e chapéu/boné e mantenha-se hidratado o dia todo.

Já raios UVA apresentam médio grau de intensidade e atingem a derme, a camada mais profunda da pele. Eles são responsáveis por deixar um aspecto bronzeado após a exposição solar. Mas também podem causar manchas e rugas. Por isso, precisam ser evitados em alta quantidade.

Ambos, UVB e UVA fazem bem à saúde, desde que absorvidos pela pele de forma saudável, adequada e moderada.
Conheça mais um pouco dos cuidados essenciais com a pele feminina no verão. A Clínica Dr. Sim está a sua disposição. Agende uma consulta com nossos dermatologistas.

Continue nos acompanhando aqui no blog!

Contatos

Entre em contato, temos sempre um profissional capacitado para tirar as suas dúvidas.

Rua Dias da Cruz, 250 - Sobreloja - Méier
Em frente ao Shopping do Méier

(21) 3559-0744

contato@clinicadrsim.com.br

Siga nossas Redes Sociais

Mande uma mensagem que te ligamos

13 + 12 =

WhatsApp chat
Marcar Consulta